Culinária Portuguesa: muito além do bacalhau e do pastel de nata

 

Portugal é um desses países em que dificilmente você sairá decepcionado de uma refeição. Há normalmente no país enorme zelo na seleção dos ingredientes, no preparo dos pratos e também no tamanho das porções. A cozinha portuguesa é tida como uma culinária simples, mas extremamente rica em sabor. É, talvez, uma das mais subestimadas internacionalmente, pouco lembrada até mesmo para os já iniciados.

Entre os pratos tradicionais mais conhecidos da gastronomia do país estão o cozido à portuguesa, o bacalhau à brás, o bolinho de bacalhau (lá chamado de pastel), o caldo verde e o pastel de nata. Mas a culinária portuguesa é muito mais que isso… com certeza! Dependendo da região, você vai encontrar diferentes receitas e apresentações das especialidades nacionais: sopas, caldos, cozidos, açordas, bacalhau, sardinha, polvo, caracóis, ameijoas, migas, variados pratos de carnes, alheiras, chouriços e a francesinha.

Com forte influência mediterrânea e atlântica, a culinária portuguesa tem a marca dos povos que habitaram essa região da península ibérica ao longo dos séculos, do intenso comércio das grandes navegações e da conquista de colônias na África, América e Ásia.

O país ibérico também possui longa tradição vinícola. O vinho é produzido em todas as regiões continentais, do Minho ao Algarve, passando pelo Douro e Alentejo, e também nas ilhas dos Açores e da Madeira, com vasta quantidade de castas nativas, tintas e brancas. O destaque evidente é para o vinho do Porto, produzido na região do Douro, onde a paisagem de suas vinhas foi considerada patrimônio da humanidade pela Unesco, em 2001.

No quesito doçaria, o pastel de nata é, sem dúvida, o mais famoso. Hoje em dia é servido em todo o país, mas originalmente foi produzido pela fábrica Pastéis de Belém, segundo a antiga receita oriunda do Mosteiro dos Jerónimos, na freguesia de Belém, em Lisboa. Mas se a ideia é se aventurar em novos sabores, não deixe de provar também a barriga de freira, os ovos moles de Aveiro, toucinho do céu, salame de chocolate e o pudim Abade de Priscos, isso para ficar apenas entre os mais conhecidos.

Deleite-se!

Tripslovers

Tripslovers

She is Italian, he is Brazilian. In the last years, we’ve been living and traveling in between Brazil, Italy, Portugal, and the UK. Currently, we live in Portugal, developing this travel blog and other projects.
Tripslovers
Spread the love