Você já comeu uma francesinha?

A caminho de sua primeira visita a Portugal, um amigo recebeu a dica de uma portuguesa que conheceu no voo entre Brasília e Lisboa: “Se vais ao Porto, não deixes de provar uma francesinha”. Um comentário espirituoso é sempre uma boa forma de atiçar a curiosidade do interlocutor. E, neste caso, funcionou. Quando ouvi a história, quis experimentar também.

A francesinha em questão é um prato típico português, mais especificamente da região do Porto, ao norte de Portugal, considerada uma variação mais elaborada do francês croque-monsieur. A cidade do Porto, onde a receita foi inventada, goza do prestígio de oferecer as melhores francesinhas do país, mas não é difícil encontrar tascas e restaurantes que sirvam o prato em Lisboa ou em outras cidades portuguesas.

Embora a sua descrição seja a de um sanduíche, a francesinha tem status de prato. O que faz sentido, pela sustância que lhe é característica. Sua montagem é feita em camadas, com fatias de pão (de preferência, pão de forma ligeiramente torrados) intercaladas com o recheio: bife fino de carne de vaca, fiambre (presunto), linguiça, salsicha fresca, tudo coberto por fatias de queijo. Leva-se ao forno para derreter o queijo e, ao final, adiciona-se generosas porções do molho feito à base de tomate, cerveja, vinho do Porto, vinho branco, brandy (conhaque) e piri-piri, o que lhe confere o sabor picante. A francesinha é certamente um desafio para paladares mais sensíveis e sua apresentação tradicional não é lá das mais inspiradas, mas vale a pena experimentar.

Para os apreciadores desta iguaria, o grande segredo da francesinha está em conseguir o equilíbrio perfeito entre todos os ingredientes do molho, tanto na cor quanto no sabor. Em função da variedade de ingredientes, o sabor pode variar bastante de uma receita para outra. Há lugares que servem com mortadela ao invés de fiambre, lombo de porco ao invés do bife de vaca e até mesmo com hambúrguer. O melhor é provar todas e, por fim, escolher aquela que mais agrada ao seu paladar. Na internet você pode encontrar diferentes dicas de receita e modos de preparo (clique). Um bom incentivo para quem quiser se aventurar na elaboração caseira da francesinha e, quem sabe, inventar a sua própria receita.

O prato normalmente é servido simples ou acompanhado de ovo estrelado e batatas fritas. Para harmonizar, escolha a bebida de sua preferência, sabendo que a cerveja é a opção consagrada.
E bom proveito!

Tripslovers

Tripslovers

She is Italian, he is Brazilian. In the last years, we’ve been living and traveling in between Brazil, Italy, Portugal, and the UK. Currently, we live in Portugal, developing this travel blog and other projects.
Tripslovers
Spread the love

1 Comment

Comments are closed.